Os tratamentos para HPB visam aliviar os sintomas urinários, como dificuldade em urinar, frequência urinária aumentada e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.
Ao escolher o tratamento adequado para cada paciente, busco preservar a função sexual tanto quanto possível, minimizando o risco de disfunção erétil ou ejaculação retrógrada.
Cada paciente é único, e suas necessidades e preferências individuais são levadas em consideração ao recomendar um tratamento específico para a HPB. Ofereço opções personalizadas que se adequam ao estilo de vida e às metas de saúde de cada paciente.
A RTU é um procedimento cirúrgico endoscópico, minimamente invasivo realizado para remover o tecido prostático excessivo que está obstruindo o fluxo urinário. É uma opção muito comum, estando entre as alternativas cirúrgicas mais realizadas para HPB, e bastante segura e eficaz para pacientes com HPB moderada a grave.
Esses lasers têm a capacidade de serem absorvidos pela hemoglobina, o que resulta em uma maior eficácia na hemostasia, ou seja, no controle do sangramento durante o procedimento. Os estudos indicam que essa técnica é segura para uso em próstatas de até 80g, sendo uma alternativa à Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP). Além disso, é destacado que a Vaporização Prostática com Green Light é especialmente indicada para pacientes que não podem interromper o uso de anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, devido à sua eficácia na redução do risco de sangramento durante e após a cirurgia.
A técnica cirúrgica conhecida como HoLEP, significa Enucleação Endoscópica da Próstata utilizando laser (Holep vem do inglês "Holmium Laser Enucleation of the Prostate"). O HoLEP oferece bastante segurança em relação à hemostasia (controle de sangramento) quando comparada a outras técnicas cirúrgicas. O tempo necessário para o uso do cateter vesical (sonda) e o período de internação hospitalar, são bastantes favoráveis para pacientes submetidos à HoLEP. Essa técnica é indicada especialmente para tratar pacientes com HPB que estejam com sintomas urinários moderados a graves cuja próstata tenha um tamanho superior a 80g.
O UroLift é uma abordagem minimamente invasiva para tratar os sintomas relacionados à HPB. Este procedimento pode ser realizado com anestesia local e envolve a inserção de implantes endoscópicos nos lobos laterais da próstata, com o objetivo de aliviar a obstrução uretral e melhorar o fluxo urinário. No entanto, a eficácia do UroLift não foi comprovada em próstatas de maior volume, estes pacientes podem não ser bons candidatos para o procedimento. O UroLift pode ser uma opção adequada para homens que desejam preservar a função ejaculatória, desde que tenham próstatas menores que 70g.